Método de Avaliação

Quem entrou em uma rede social de livros pela primeira vez se deparou com o sistema de avaliação de 1 à 5 estrelas e provavelmente ficou se perguntando qual exatamente era o critério. Eu uso o GoodReads e eles sugerem classificar assim:

  • 1 estrela: não gostei
  • 2 estrelas: foi ok
  • 3 estrelas: gostei
  • 4 estrelas: realmente gostei
  • 5 estrelas: foi maravilhoso

estrelas

E lá ainda tem a Shelf Favoritos, que você pode adicionar os livros mais queridos do seu coração. Mas na página inicial do meu perfil lá: Maíra’s Favorite Books onde tem a miniatura de todos os livros que dei 5 estrelas, o que acho meio confuso.

A classificação no final das contas é uma coisa pessoal e muita gente leva em consideração critérios subjetivos, como a expectativa que se tem de um livro. Não vou entrar no mérito de certo/errado ou justo/injusto. Cada um é livre para usar as 5 estrelas como preferir, mas eu decidi começar a fazer uma avaliação mais destrinchada,  afinal, dar 1 estrela porque não gostei de um livro não significa que ele não tenha nada de positivo.

Assim, pretendo dar notas separadas paras os seguintes critérios e depois fazer uma média.

  • Escrita: Se eu gostar da escrita, achar boa, interessante, sem erros, etc.
  • Ambientação: Às vezes tem um livro legal, mas você se sente meio perdido no tempo/espaço, ou história do lugar, é por causa de uma ambientação ruim. Por outro lado tem outros que fazem você entrar no mundo e se sentir amigos os vizinhos dos personagens.
  • Personagens: Aqui, para mim, valem duas coisas: a verossimilhança dos personagens, você se identificar com eles, e com os dramas e conflitos que estão passando; e o desenvolvimento do personagem. Tem livro que começa e termina com o personagem sendo a mesma pessoa, com os mesmos problemas. De que adianta contar essa história, então?
  • Enredo: O que de fato acontece no livro? As coisas fazem sentido? São explicadas ou ficam pontas soltas (exceções para séries)? É um livro com final previsível? Dá vontade de chegar em casa logo para ler e saber o final?  Enfim, a construção de tudo isso para mim é muito importante.
  • Diversão: E o critério mais subjetivo de todos, mas que acaba regendo a decisão final da maioria das pessoas. Pode ser sido um livro com problemas em todos os outros aspectos, mas ainda assim foi divertido ler. Então é simples assim. Dificilmente vou avaliar esse critério com nota baixa, porque se eu não estiver me divertindo provavelmente vou largar, e não farei resenha.

Ainda assim, como não sou formada em letras, nem editora, revisora ou nenhuma profissional qualificada para avaliar esses critérios de forma acadêmica, a minha avaliação é completamente pessoal e subjetiva. É só uma maneira de vocês poderem saber exatamente o que eu não gostei em um livro, sem entrar em detalhes e possíveis spoilers.

Me contem aqui nos comentários como vocês avaliam suas leituras! Até + !

Anúncios

Comente +

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s