3

Projetos e Metas de Leitura

Sou uma pessoa bem metódica e já gosto de uma lista pra seguir, uma meta pra bater ou um desafio para cumprir. Então não perco uma oportunidade para me aventurar nesses projetos. Vou falar um pouco de cada um que estou fazendo no momento.

Reading Challange 2015

Fiz uma página separada para ir atualizando todo mês, afinal vai durar o ano inteiro. Preciso ler uma média de 4,5 por mês para conseguir completar.

Clube do Livro

Ainda sem um nome, mas em funcionamento, é um grupo de amigos democrático, onde estamos lendo 1 livro a cada 3 meses, para todos poderem participar com calma, no seu ritmo. Estamos no segundo livro, mas é legal para podermos sair da zona de conforto e ler coisas diferentes, já que a escolha é através de uma votação de uma seleção feita com uma sugestão de cada um.

Eu estou tentando encaixar o livro do clube no desafio de 2015, porque nem sempre consigo ler mais que 4 livros por mês. Até agora tem dado certo. O primeiro livro escolhido foi “A Odisséia de Penélope” de Margaret Atwood, que encaixei no item “um livro escrito por uma autora”, e o segundo é “Ardil 22” de Joseph Heller, que ainda estou lendo, mas vai entrar no “um livro com um número no título”.

Vamos ler juntos? da Mell Ferraz

A Mell tem um canal e um blog, e lá estão rolando esse mês dois projetos para ler livros junto com ela. Um é o Anna Kariênina e outro é O Sol é Para Todos. Como eu já tenho os dois livros, mas nunca tomei a iniciativa para ler, vou aproveitar a motivação e animação para ler os dois.

Também vou encaixar os dois no desafio de 2015. O Anna vai entrar no “Um romance clássico”  e O Sol é Para Todos irá cumprir o “O primeiro livro de sucesso de um autor”.

Outros

Eventualmente aparecem outros desafios, maratonas, projetos, e sempre estou participando, mas sempre que aparecer uma coisa nova, atualizarei! Tenho vontade de participar do Leia MulheresLendo o Mundo, e o Rory Gilmore Book Challenge, mas acho que por enquanto os que eu participo já são suficiente para me motivar.

Porque o objetivo é esse: se manter motivado, lendo cada vez mais, leituras mais diversificadas e sair da zona de conforto. Depois que fiz o perfil do Goodreads e comecei a assistir canais de literatura no YouTube, meu hobby se tornou mais sólido. Quando via as pessoas falando quantos livros leu no ano, ou por mês, percebi que eu não fazia idéia, e não ligava muito, até porque o objetivo sempre foi a diversão, mas fiquei curiosa para levantas essas estatísticas minhas, e ter uma noção de onde eu me situava nesse universo. Foi só o primeiro passo, aí fui me organizando e hoje não vivo sem essas listas, e metas. Alguns podem achar muito estressante, mas eu adoro. Não faço disso uma obrigação, se alguma coisa importante estiver acontecendo na minha vida que eu não possa cumprir essas metas, paciência. Mas gosto de ter o objetivo em mente para sempre estar lendo.

Me conte se você também participa de algum tipo de projeto, clube e desafio!

Anúncios

Comente +

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s